Portal da Cidade Pará de Minas

Pará de Minas
164 anos

História de Pará de Minas - MG

O ideal da mineiridade: povo hospitaleiro, pão de queijo e café quentinho, preservação da memória histórica. Bem vindo a Pará de Minas!

A origem de Pará de Minas remonta ao século XVII, onde bandeirantes paulistas paravam na área compreendida entre os rios Pará, Paraopeba e São João em busca de ouro. Mais tarde as minas foram encontradas na cidade de Pitangui. Se o ouro originou a região, o comércio solidificou. Às margens do Ribeirão Paciência surgiu um pequeno vilarejo, que servia de pouso para os viajantes.

Segundo historiadores, o mercador português Manuel Gomes Batista, que era apelidado de “Pato Fofo”, sendo baixo e gordo, se estabeleceu em uma fazenda. A primeira edificação da cidade é o imóvel onde hoje está instalado o Museu Histórico de Pará de Minas, o Muspam. Era a casa da fazenda onde Pato Fofo morava. Por causa do apelido dele, o vilarejo ficou conhecido como “Patafufo” ou "Patafufio". Quando a Vila de Nossa Senhora da Piedade de Pitangui foi elevada, Patafufo pertencia à vila, por causa da capela filial de Nossa Senhora da Piedade de Patafufo. Naquela época eram 314 casas e 1.646 habitantes.

Passados alguns anos, já com ensino de letras para os homens, em 1848 o arraial foi elevado à categoria de Vila, sendo a Vila do Patafufio, compreendendo o território e os de Santana do São João Acima, hoje Itaúna, Mateus Leme, São Gonçalo e Santo Antônio do São João Acima, hoje Igaratinga.

Em 1859, no dia 20 de setembro, passou a se chamar Vila do Pará. O nome “Pará”, na língua Tupi significa “o mar, águas todas colhe, o colecionador de águas”. O nome “Pará" homenageia o rio Pará, que banhava as terras do município. A categoria de cidade foi alcançada em 5 de novembro de 1877 com a Lei nº 2416 passando a ser Cidade do Pará. Foi só em 22 de setembro de 1921 que o município, enfim, passou a se chamar Pará de Minas.

Sua padroeira, Nossa Senhora da Piedade, é festejada no dia 15 de setembro, e o aniversário da cidade acontece no dia 20 de setembro.

Pará de Minas hoje tem aproximadamente 100 mil habitantes e mantém preservada sua história, sua cultura e seu patrimônio. Ao mesmo tempo, destaca-se nos cenários estadual e nacional pelo progresso e desenvolvimento.