Portal da Cidade Pará de Minas

Centenário

Casa da Cultura completa 100 anos; conheça um pouco mais da história do prédio

Após o fechamento do Grande Hotel, imóvel abrigou várias instituições

Publicado em 27/06/2024 às 15:33
Atualizado em

(Foto: Muspam | Reprodução)

Em 2 de julho de 1924 foi inaugurado o Grande Hotel de Pará de Minas. Construído desde 1922, o prédio tem linhas ecléticas, mesclando o neoclássico com outros nichos arquitetônicos e históricos, passando até mesmo pelo barroco.

Para a construção do imóvel que hoje é a Casa da Cultura de Pará de Minas, foi necessário muito trabalho, inclusive de profissionais de cidades vizinhas. 

Interior do Grande Hotel, em 1924 | Reprodução: Muspam

Nas semanas seguintes à inauguração foram instalados no prédio uma barbearia, um bar, um salão de jogos de bilhar e pôquer e até uma agência lotérica, a “Agência da Sorte”.

Jardim interno do Grande Hotel de Pará de Minas, em 1924 | Reprodução: Muspam

O Grande Hotel possuía 40 quartos, luxuosos salões de visita e jantar, restaurante e jardim.

Segundo o Museu Histórico de Pará de Minas, que guarda fotos, vídeos e relatos, as instalações do Grande Hotel o colocaram entre os grandes e confortáveis hotéis de Minas Gerais, atraindo visitantes mineiros, do Rio de Janeiro e São Paulo.

Grande Hotel de Pará de Minas em 1926 | Reprodução: Muspam

Devido à situação econômica, com o funcionamento do hotel menor que o esperado e a manutenção cara, o Grande Hotel foi fechado em 1928. 

O Estado então o adquiriu e em 1931, Benedito Valadares Ribeiro recebeu as chaves para no imóvel funcionar o Ginásio Municipal São Geraldo. O prédio já foi o Ginásio Paraense em 1931; o Ginásio Municipal São Geraldo de 1932 a 1941; Ginásio São Francisco a partir de 1942. Em 1951 foi ocupado pela Delegacia Fiscal das Rendas Estaduais e também da Circunscrição Agropecuária de Minas Gerais. 

Banquete oferecido ao Dr. Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, Presidente de Minas Gerais, nas dependências do Grande Hotel de Pará de Minas, em 20 de março de 1928 | Reprodução: Muspam

Documentos comprovam ainda que em 1955, após uma reforma, o Colégio Comercial Nossa Senhora da Piedade ocupou seu pavimento superior, e o térreo foi ocupado pela Estação Rodoviária. Além disso, foram instaladas no prédio a Associação dos Secundaristas de Pará de Minas, a Companhia Telefônica de Pará de Minas, as Escolas Reunidas do Centro, o Ginásio Estadual Fernando Otávio, além de várias outras escolas, academias, superintendências, sindicatos, bandas de música e até escola de samba.

Ginásio Paraense funcionou no prédio do antigo Grande Hotel em 1931. Na foto, a diretoria professores e alunos | Reprodução: Muspam

Foi só em 1984 que o Estado passou de fato a documentação do prédio para o Município, que então desocupou o prédio e iniciou as obras de recuperação, sendo reinaugurado no dia 17 de setembro de 1993, sendo sede da Biblioteca Pública Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura.

Em 2011 o prédio passou a sediar também o Arquivo Público Municipal e em 2012 foi inaugurado nos fundos o Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.

Em 2015 uma grande reforma foi feita, com melhorias, incluindo um elevador e a cobertura de vidro no pátio interno.

Tombada pelo Município em abril de 1998 como patrimônio histórico e cultural de Pará de Minas, o prédio que abriga a Casa da Cultura completa em 2024, 100 anos de construção. 

Para o secretário Municipal de Cultura e Comunicação Institucional Glaydston Felipe, várias atividades serão realizadas para comemorar esta data tão importante.

Glaydston Felipe - Sec. Mun. De Cultura e Comunicação Institucional

Casa da Cultura

Teremos uma missa especial aqui no dia 3 de julho e em seguida, toda a população está convidada para as visitas guiadas, pois preparamos muita coisa especial. As pessoas poderão conhecer mais da história de Pará de Minas visitando a Casa da Cultura.

Glaydston Felipe - Sec. Mun. De Cultura e Comunicação Institucional

As visitas guiadas podem também ser agendadas pelos telefones (37) 3233-5600 e (37) 3231-7780.

Fonte:

Deixe seu comentário