Portal da Cidade Pará de Minas

Tradição

Lavagem do Bandeirante marcará o domingo de Carnaval em Pitangui

Evento que é tradicional na cidade acontecerá no bairro da Penha, o mais antigo de Pitangui

Publicado em 14/02/2023 às 16:18

(Foto: Prefeitura de Pitangui / Divulgação)

Na histórica Pitangui, a Sétima Vila do Ouro das Minas Gerais, cidade mãe do Centro-Oeste mineira e uma das mais antigas cidades do Estado, com 307 anos de existência, a folia do Carnaval acontece no domingo, 19 de fevereiro. Com apoio da Prefeitura de Pitangui – por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico – será realizada a tradicional “Lavagem do Bandeirante”.


O evento acontece no bairro da Penha – o mais antigo de Pitangui – onde está localizada a estátua de Domingos Rodrigues do Prado, um símbolo da colonização de Pitangui e comandante dos principais motins ocorridos na Sétima Vila do Ouro, no século XVIII, entre eles o Motim da Cachaça e o primeiro motim armado do Brasil contra o pagamento do Quinto do Ouro. A Lavagem do Bandeirante é um evento cultural e carnavalesco que propõe o uso de água e sabão para lavar a estátua do bandeirante paulista. Nesse local, músicos se revezam, executando as tradicionais marchinhas de carnaval que prometem não deixar ninguém parado.

O ponto alto dessa festa carnavalesca, como não poderia ser diferente, é quando um caminhão-pipa auxilia os foliões a realizarem a Lavagem do Bandeirante. A farra se completa com o samba no pé dos foliões que acabam, todos, tomando um banho de água e alegria.


De acordo com os organizadores, há 12 anos a Lavagem do Bandeirante é realizada em Pitangui. Trata-se de um evento familiar que reúne todos para festejar o Carnaval na cidade. Esse ano a tradicional Lavagem do Bandeirante será realizada de 13h às 18h, no domingo de carnaval.

Além da Prefeitura de Pitangui – que patrocina o evento através do pagamento dos cachês dos músicos, cessão do caminhão-pipa e na instalação de banheiros químicos – a Lavagem do Bandeirante conta, ainda, com o suporte da Polícia Militar, Resgate G3 e da Copasa.

Fonte:

Deixe seu comentário